|Balé do TCA em Lauro de Freitas

A programação do “Agosto Negro” em Lauro de Freitas, cidade que integra a Região Metropolitana de Salvador, contará com duas participações especiais do Balé Teatro Castro Alves [BTCA]: a primeira deles já no próximo dia 10 de agosto, quarta-feira, no Auditório da Faculdade UNIME [Av. Luís Tarquínio, 600], às 13h30, com a coreografia “Atlântico”, criação e performance do bailarino Paullo Fonseca, marcando a abertura do IV Seminário Internacional de Ações Afirmativas, Gênero e Diversidade. No dia 26 de agosto, sexta-feira, no Cine Teatro Lauro de Freitas, às 14h, será a vez da coreografia “Outros Românticos”, com os bailarinos Paullo Fonseca* e Lícia Moraes*. As duas apresentações tem Entrada Gratuita.

COREOGRAFIAS – “Atlântico” é um estudo coreográfico contemporâneo de dança teatro baseado na cultura que busca definir a modernidade a partir do conceito de diáspora negra e suas narrativas de perda, exílio e viagens. História de deslocamentos e novas identidades caracterizam essa ação coreográfica que é ainda um preâmbulo de “Outros Românticos”, a outra coreografia que o Balé apresentará. Ela é inspirada na história e memória do poeta Castro Alves.  Poesia, canto e  gestos  atravessam  as cenas, envoltas em tensões e afetos do poeta baiano com a atriz portuguesa Eugenia Câmara..

O movimento “Agosto Negro” surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, e, desde então, é comemorado em diversos países, com atividades voltadas para o fortalecimento da promoção da igualdade racial.  Em Lauro de Freitas, o evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Educação.

*Na foto de Fábio Bouzas, os bailarinos Lícia Moraes e Paulo Fonseca.
|Redação PBB|publicacao@bembahia.com|

Compartilhamento

Relacionados

Últimas Publicadas