Para contornar o isolamento social, o site baiano RG [Repórter Gourmet] junto com os estudantes do mestrado em Ciências Gastronômicas da Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Lisboa, em Portugal, criaram um projeto virtual chamado Encontro Extra Online. A proposta foi conectar pessoas com conteúdo de valor em torno da gastronomia, em sessões gratuitas com convidados expoentes dos dois países, como: Ana Luiza Trajano, Vitor Sobral, Julio Ketteley e Paulo Amado. A primeira edição do Encontro Extra Online iniciou no dia 20 de abril e, desde então, contou com a participação de oito convidados inspiradores de sucesso profissional de diferentes áreas de atuação na gastronomia brasileira e portuguesa. Contudo, para começar, os estudantes trouxeram a psicóloga Ana Vasconcelos – residente de Salvador – para iniciar com informações e dicas que ajudassem a diminuir a ansiedade, tornando mais produtivo e saudáveis os dias durante o isolamento social. Ao longo das sessões, os alunos bateram um papo sobre propósito com a presidente do Instituto Brasil a Gosto, Ana Luiza Trajano. Tiveram a participação do chef Vitor Sobral, tendo o seu título como pauta de “pai da cozinha portuguesa”. Com o confeiteiro baiano Julio Ketteley, a conversa desenvolveu-se sobre a construção de engajamento real no Instagram para potencializar resultados. Já com a empresária do setor de catering de luxo fixado em Lisboa, Ann-Kristin, o pep talk abordou a importância da conversão de relacionamentos profissionais em negócios. Com o convidado Paulo Amado, jornalista e realizador dos principais eventos no setor em Portugal, o Encontro Extra Online dialogou sobre o cenário de crise em busca de entendê-lo e encontrar caminhos sustentáveis na restauração. Ainda com um convidado português, o chef renomado João Sá, o bate papo foi em torno de suas experiências com as parcerias que impulsionaram o seu crescimento. A última convidada foi a nutricionista mineira Débora Rodrigues, que abordou sobre a modulação da culinária para aumentar a imunidade – principalmente neste período de pandemia.
Para a jornalista Gabrielle Muniz, autora do RG, o projeto traz a essência do Repórter Gourmet, que é conectar as pessoas através da comida e democratizar a gastronomia. “Quando me mudei para Lisboa para fazer o mestrado meu intuito era aprender e compartilhar ao máximo que podia. Acredito que através do conhecimento podemos impactar positivamente o nosso segmento e o mundo”, afirma a graduada como cientista gastronômica. “Os encontros têm sido super motivadores. Para nós que estamos participando é muito importante. É inspirador. É não deixar a bola cair, porque houveram momentos bem difíceis, principalmente durante o isolamento aqui em Portugal, mas com as sessões nós lembramos que não estamos sozinhos e nos motiva”, compartilha Gabriela Loureiro – aluna do mestrado e sócia do restaurante brasileiro em Lisboa, ChicaChicaBom.
Não acabou, não!
O Encontro Extra Online vem, a partir de julho, com novidades que prometem diálogos mais calorosos com temas necessários a serem debatidos e com informações esclarecedoras, como: assédio, produção alimentar, projetos sustentáveis e química nos alimentos. A primeira temporada contou com o apoio da Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Lisboa, através das coordenadoras Paulina Mata [Faculdade de Ciências e Tecnologia], Catarina Prista e a professora Anabela Raymundo [coordenadora e professora respectivamente do Instituto Superior de Agronomia]. Todas as sessões do Encontro Extra Online foram realizadas através da plataforma ZOOM e gravadas para que o conteúdo pudesse atingir mais pessoas. Elas estão disponíveis através do canal do RG, no Youtube. Todas as atualizações e novidades são publicadas no Instagram do Encontro Extra: @encontroextra.
Você precisa fazer login para comentar.