|By Dr. Claudio Bacelar

Dr Cláudio Bacelar, médico especialista em Terapia Ortomolecular, continua falando aqui neste artigo sobre a importância do assunto. Por ora, explica sobre as amplas ações que estão englobadas nessa prática alternativa da medicina. Acompanhe abaixo quais são elas:”

**Neutralizar os radicais livres, que são moléculas altamente reativas, e que seu excesso está ligado ao envelhecimento e aparecimento de doenças. Alguns antioxidantes tem especificidade por tecidos e órgãos, como: LUTEÍNA, pela retina e pele; DHA, pelo cérebro e etc.

**Nutrição, se preocupando com a qualidade da alimentação, valorizando alergias e intolerâncias alimentares, necessidades calóricas diárias, referentes a cada indivíduo e de acordo com a sua atividade física, stress diário ou sua patologia pré-existente, repondo – se estiver em déficit – nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos, minerais, vitaminas, fibras e água, que sejam indispensáveis ao equilíbrio das reações químico-físicas de todo o organismo através de uma reeducação alimentar, ou até restringindo alimentos que não estão em simbiose com o organismo. Não esquecendo nunca do intestino, considerado um órgão inteligente, chamado de “O CÉREBRO DESCONHECIDO” por um dos introdutores da Terapia Ortomolecular no Brasil, o Professor Hélion Póvoa, grande mestre.

“As deficiências de nutrientes essenciais, tão frequentes hoje, coincidem com o alarmante aumento de várias doenças, como: hipoglicemia funcional, depressão, astenia, hiperatividade, infecções de repetição e etc. Incluindo ainda as doenças degenerativas, tais como: aterosclerose, câncer e artropatias – as quais não mais estão se limitando à idade”, enfatiza ele – e continua citando as ações que estão englobadas na terapia ortomolecular:

**Avaliar as funções de cada órgão e a interação entre eles.
**No ambiente, detectando e eliminando as intoxicações provenientes do ar, do solo e da água, assim como as substâncias ingeridas junto aos alimentos. Tudo isso vem ocorrendo após a era industrial, na qual o organismo vem sendo submetido às substâncias alienígenas, como: conservantes, acidulantes, estabilizantes, edulcorantes, antioxidantes sintéticos e agrotóxicos. Nosso país é campeão mundial e, particularmente, a diversos tipos de metais tóxicos como o chumbo [tinturas de cabelo], o cádmio [cigarro], o mercúrio [rios contaminando os peixes] e o alumínio [panelas e desodorantes]. E tudo isso acrescido da pobreza do nosso solo em vários micronutrientes, tais como: selênio, cromo, zinco, cobalto, manganês e etc.

 Dr. Claudio, após esclarecer sobre as ações, prossegue explicando que: “Hoje, já existem vários métodos modernos de desintoxicação do organismo, até máquinas que fazem isso. Esta inicial abordagem da Terapia Ortomolecular constitui-se nos rudimentos, na parte geral comum a todas as especialidades da medicina tradicional.

A visão holística do paciente aumenta a eficácia dos tratamentos convencionais. Um organismo sem deficiências e “limpo” de  substâncias, a ele estranhas, responderá muito melhor a qualquer tipo de tratamento. E muito mais que isso: se o organismo estiver em perfeita dinâmica, saudável, ele estará em melhores condições de assim continuar, pois todos os seus mecanismos de defesa estarão em condições ideais de funcionamento.

Desta forma, a “Estratégia Ortomolecular” é um enfoque médico, direcionado para a prevenção de doenças, mantendo-se a saúde, entendendo-se como bem-estar físico-mental, social e emocional; e não meramente a ausência de doença ou enfermidade.” Entenda mais sobre todo esse tema em postagem anterior desenvolvida por Dr. Cláudio Bacelar, clicando aqui.

|Redação PBB|variedades@bembahia.com|

 

 

 

Compartilhamento

Relacionados

Últimas Publicadas