|Feira de São Joaquim


E quem disse que dar uma esticada até a feira não pode ser um bom programa turístico? Engana-se quem acha o contrário. Pois em Salvador até a feira é atrativa. Principalmente se tratando de um dos locais mais popularmente conhecidos na capital. Por lá, encontra-se de tudo e com preços ma-ra-vi-lho-sos, diga-se de passagem.

A Feira de São Joaquim, famosa nos quatro cantos da Bahia e do mundo, já teve o nome de Feira do Sete e feira dos meninos, mas se consagrou homenageando o santo avô de Jesus Cristo. Fica situada na cidade baixa [onde passa o cortejo da Lavagem do Bonfim] no bairro do comércio pertinho da Estação Ferroviária da Calçada [onde também se pode desfrutar de inesquecíveis passeios de trem]. Chegando no Mercado Modelo é fácil de ir até a Feira de São Joaquim [de táxi é baratinho e pertinho].

Ir a Feira de São Joaquim é uma das melhores formas de conhecer a Bahia como ela realmente é. Por lá se percebe de perto o quão são trabalhadores as pessoas abrigadas nas diversas lojas das mais de 20 ruas dessa feira revitalizada há pouco tempo [considere um belo passeio a ser feito]. Tenha certeza a que você vai se deparar, aqui e acolá, com descendentes de africanos escravizados trabalhando com sorriso de orelha a orelha apesar do suor e do cansaço de mais um dia no trampo da feira.

Impossível chegar, circular e não querer logo comprar uma lembrança do lugar: belas batas africanas [preferidas dos turistas], artigos religiosos importados da África, artesanato local e todo tipo de produto de caráter  místico. O lugar foi repaginado, mas a essência permanece em cada cantinho. Nesse quesito, o jeito baiano de ser e de viver fala mais alto. E vamos à feira, né?

|Redação PBB|variedades@bembahia.com|

Compartilhamento

Relacionados

Últimas Publicadas