|Homenagem da OSBA a Richard Strauss

Um dos mais importantes e admirados compositores e maestros do Século XX, o alemão Richard Strauss [1864-1949], será homenageado pela Orquestra Sinfônica da Bahia [OSBA] no concerto #VIVASTRAUSS, com estreia confirmada para o próximo domingo, 31 de julho, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Colégio Antônio Vieira [Garcia], às 17h30.  A entrada é gratuita. O concerto terá a regência do maestro e pianista Eduardo Torres e contará com a participação de Carlos Prazeres [oboé], atual curador artístico e regente titular da OSBA, como solista; além de Jean Marques [fagote] e Pedro Robatto [clarineta]. Neste concerto, a OSBA vai destacar duas peças do grande compositor: o Concerto Para Clarineta e Fagote e o Concerto em Ré Maior Para Oboé e Pequena Orquestra.

A OSBA é um corpo artístico do Teatro Castro Alves mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia [SecultBA], através da Fundação Cultural do Estado da Bahia [Funceb]. Seu atual curador artístico e regente titular é o maestro Carlos Prazeres. Criada em 1982, a OSBA consolidou-se como um dos mais conceituados conjuntos sinfônicos brasileiros. Na sua vasta trajetória, destacam-se apresentações com grandes estrelas do canto lírico, como Luciano Pavarotti e Montserrat Caballé; companhias de dança como os balés russos Kirov e Bolshoi, além de músicos de nível internacional, a exemplo de Jacques Morelenbaum, Arthur Moreira Lima, Nelson Freire, Maria João Pires, Cristina Ortiz, Ray Lema e Hélène Grimaud, entre outros.

Richard Strauss – Filho de um trompista da Ópera de Munique, Strauss desde cedo estudou música, começando a compor aos 12 anos. Em 1886, escreveu seu primeiro poema sinfônico, “Aus Italien”, iniciando com sucesso a sua carreira de compositor, criando, principalmente, as óperas. Compôs “Don Juan”, “Morte e Transfiguração”, “Assim falou Zaratustra”, “Dom Quixote” e “Uma vida de Herói”. Além de grande compositor e maestro, Strauss foi diretor da Ópera Real de Berlim e, em 1919, nomeado diretor da Ópera de Viena. Ele criou também o famoso Festival de Salzburgo, na Áustria. Strauss regeu pela última vez em 1949, nas comemorações de seu 85º aniversário e, no mesmo ano, faleceu com problemas cardíacos. [Foto by Adenor Gondim].

*Apresentação gratuita será neste domingo, às 17h30, no Santuário de N.S. de Fátima | Garcia.
|Redação PBB|publicação@bembahia.com|

 

Compartilhamento

Relacionados

Últimas Publicadas

|Novas obras

Veja os fatos, ações e figuras das diversas esferas se