“Você já foi à Bahia?” Até Zé Carioca levou Pato Donald para conhecer a terra da magia. Por lá encontrou os encantos da culinária, alegria, hospitalidade e tudo mais que esse estado grandioso tem pra oferecer. Pois é, até o clássico ‘lúdico’ se rendeu ao território baiano e virou sucesso até os tempos de hoje… E quem resiste a esse paraíso repleto de opções, diga aí!!! Lhe perguntamos: E vc já foi…?!? Então vai uma sugestão de um lugar [entre vários tantos outros que a Bahia de Todos os Santos tem] que é coladinho com uma terra onde tudo começou.
Fica no município Santa Cruz da Cabrália, que é localizado na Costa do Descobrimento, mesorregião do sul baiano, local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500… Muita história, não acham? Entre tantos atributos, esse município tornou-se mais famoso por receber a seleção alemã de futebol durante a Copa do Mundo no Brasil, perto de Porto Seguro [22km]. Temos muito por falar dessa cidade ainda, mas vamos a um lugarejo tão interessante que ela possui: Ilha do Sol.
Do cais de Cabrália o turista embarca p/ Ilha do Sol, através de escunas, chalanas [barcos]. O lugar possui apenas um restaurante com deliciosos petiscos do mar, boutique [de artigos praieiros]. Bom para ir e se divertir com uma turma de amigos beber muito e passear, já que tem forte preservação da + pura e variadas cachaça [os astros George Clooney e Brad Pitty iriam adorar… (Risos)]. Verão é a estação mais apropriada para visitação. Um bom refúgio para diversão em plena natureza!
Na chegada o turista se depara com uma enorme passarela acima do mangue, onde se desfruta do divertidíssimo e famoso banho de lama. Existe uma paisagem de caranguejos gigantes. Ilha bem simplesinha [conhecida como Ilha dos Doces], que preserva venda de vários doces, guloseimas, licores e até salgados.. Dá uma ligeira sensação pitoresca de estar na fantástica ‘Fábrica de Chocolates’, filme protagonizado pelo exótico Johnny Depp… Sem muita pretensão!
Origem da Ilha do Sol: tem dono [Dorival Reis], filho da 1ª doceira do lugar e neto de construtor de barcos. Seu pai era dono do único restaurante que servia boa comida [frutos do mar] e alavancou o turismo no local – na Ilha Paraíso a 6km da Ilha do Sol – que mais adiante vendeu o restaurante e, tudo ficou totalmente focado em doces, junto com o filho. Foi construído na Ilha do Sol o casarão de venda dos doces, entre eles se destacam no cardápio vasto – a tradicional Cocada Assada [de forno] e o Viagra Baiano. Tudo feito e administrado pela mãe de Dorival e inúmeros funcionários.
E quem diria que a tão cantada música na voz de Netinho, hit lembrado por uma geração eternizada do axé music, Ilha do Sol fosse esse pedaço de chão ainda tão mais encantado que o da ficção de Mila?!? É… Isso é o que podemos chamar de mistérios disfarçados de encantos. É bem coisa de nossa bela Bahia. “E tudo começou há um tempo atrás na Ilha do Sol”… [Parafraseando o cantor Netinho].
Você precisa fazer login para comentar.