|Léo Serrano no TCA

Dentro de suas atividades voltadas para o aperfeiçoamento artístico e profissional, o Balé Teatro Castro Alves [BTCA] realizará uma nova oficina – exclusiva para o elenco da companhia –  ministrada por Léo Serrano, dançarino improvisador em dança contemporânea e pesquisador na prática da Performance-Art. Intitulada Oficina de Improvisação em Dança Contemporânea: Ideokinesis e Estruturas Aplicadas, a jornada será desenvolvida no período de 24 a 26 de agosto,  na própria Sala de Ensaio do BTCA, no Teatro Castro Alves [Campo Grande]. Léo Serrano vem realizando, desde 2013, na Faculdade de Dança da UFBA [Ondina], a oficina “IMPRO FORMANCE: do improviso à performance”, como parte dos Cursos de Extensão oferecidos pela Instituição. “Junto ao elenco do BTCA, proponho-me percorrer alguns tópicos que venho investigando, relacionados à minha pesquisa de Doutorado no PPGAC da UFBA. Pensando a improvisação como uma praxis que atinge modos específicos de gerar materiais e de compor em movimento”, explica o dançarino.

Ideokinesis – Conceito que nasceu no início do século XX, com a norte-americana Lulu Sweigard [1895-1974], significa “movimento imaginado”.  Em destaque nessa Oficina, a Ideokinesis é uma técnica capaz de dar segurança à dança do contato-improvisação, que é uma arte de riscos e imprevistos, e que exige dos bailarinos relaxamento muscular para permitir a passagem do peso e o refinamento da atenção.

BTCA – Fundado em 1981, o Balé Teatro Castro Alves celebra 35 anos de trajetória em 2016 e é a 1ª companhia de dança oficial do Norte-Nordeste. Sua prestigiada trajetória abrange mais de 70 coreografias e uma carreira internacional de enorme sucesso, com turnês por todo o mundo. O BTCA, que tem atualmente o dançarino, coreógrafo, produtor e professor Antrifo Sanches como diretor artístico, é mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia [Secult-BA] através da Fundação Cultural do Estado da Bahia [Funceb] e, junto com a Orquestra Sinfônica da Bahia [OSBA], é um dos corpos artísticos do Teatro Castro Alves.

|Redação PBB|publicacao@bemebahia.com|

Compartilhamento

Relacionados

Últimas Publicadas