Tendo como tema a construção do vocabulário e da linguagem das crianças, o espetáculo O Mundo das Minhas Palavras, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro [2018] nas categorias Melhor Espetáculo Infantojuvenil, Melhor Texto, Direção de Movimento e Direção Musical, volta a cartaz para curta temporada no Teatro ICBA. A montagem, uma realização do Núcleo Teatro Viável. O Mundo das Minhas Palavras apresenta ao público, de forma ágil e contemporânea, a construção da linguagem das crianças, ao mesmo tempo em que constroem sua personalidade e seu discurso pessoal, social e político. Com texto de Wanderley Meira, que divide a direção com Guilherme Hunder, O Mundo das Minhas Palavras tem no elenco Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão, integrantes do Núcleo. Ao falar sobre a construção de vocabulário das crianças, o espetáculo traz ainda um alerta sobre a responsabilidade dos adultos na edificação dessas conotações. “Muitas vezes, as palavras ganham conotações sexuais e violentas que vão influenciar diretamente na formação do vocabulário da criança e no comportamento ao longo da vida”, realça Augusto Nascimento.
O universo do espetáculo é o espaço da subjetividade das crianças: colorido, não linear, mas, ao mesmo tempo fluido e em constante construção – essa é a máxima que norteia a construção da encenação, do cenário, do figurino, da iluminação e dos efeitos que ambientam a cena. A ficha técnica, além dos membros do grupo, reúne Luciano Salvador Bahia – indicado ao Braskem, com os efeitos sonoros e os arranjos criados para canções de Wanderley Meira; Erick Saboya – criando o cenário; Allison de Sá – pensando a iluminação e construindo o projeto elétrico. Seguindo uma política de sustentabilidade e baixo-custo, Erick Saboya e Alison de Sá aproveitam a estrutura da primeira produção do Núcleo, Ponto e Vírgula – pequena pausa antes do fim.
O movimento dos atores em cena está sob a direção de Mônica Nascimento, indicada a categoria especial do Braskem. Para criar o mundo das palavras, o mágico e ator Fernando Lopes criou o capacete capturador de palavras; André Luís Silva, traduz as ideias na programação visual; Rafael Pimentel Brito, faz assessoria de imprensa; e Diney Araújo, captura as imagens para as fotografias. O Núcleo Teatro Viável é formado por Augusto Nascimento, Fernanda Beltrão, Guilherme Hunder e Wanderley Meira, que se revezam nas diversas funções técnicas e artísticas. O grupo tem como foco de pesquisa e realização a produção de espetáculos autossustentáveis, cujas apresentações não dependam de estruturas de casas de espetáculo, de forma que se possam realizar em espaços alternativos, com alta economia de energia elétrica. Veja mais da programação aqui. Fotos internas by Diney Araújo.
Você precisa fazer login para comentar.