|Poucas e Boas

É para você se divertir e ficar ainda mais informado com o bota-fora das notícias aqui e acolá, com ou sem o dendê da Bahia. Divirta-se com as curtinhas!

|Redação PBB|publicacao@bembahia.com|

………

|Aka Salvador…

A Cia. Buffa de Teatro volta a cartaz com “ConFabulAções”, espetáculo que discute através da bufonaria o papel da mulher ao longo dos caminhos da humanidade.

………

A montagem, que foi indicada ao Prêmio Braskem 2019 na Categoria Especial pelo seu figurino, com dramaturgia e encenação de Joice Aglae, elege a bufonaria como linguagem para tratar sobre violências e imposições sofridas por mulheres.

………

Quatro bufonas, representadas por Andréa Rabelo, Diana Ramos, Leila Kissia e Joice Aglae, usam de todas as formas do riso, da alegoria e do grotesco para discutir a questão.

………

A dramaturgia passa pela denúncia de violências cotidianas e se desdobra em visões de mitos de um patriarcado que reforçam estereótipos femininos, de como as histórias de Pandora, Lilith, Medeia, Maria ou Eva, entre outras, influenciam a ideia que foi criada do feminino.

………

A figura da bufona se conecta, segundo Aglae, com a deusa grega Baubo, cujas características são o excesso – o grotesco e a obscenidade. O mito de Baubo, assim como a hindu Kali, trazem os contrapontos para reforçar a fortaleza feminina, sua liberdade e poder de transformação. Do dia 1º até 22. Na Sala do Coro do TCA.

Compartilhamento

Relacionados

Últimas Publicadas