Siga nas redes sociais: @portalbembahia | By Redação PBB.

|Poucas e Boas

“É para você se divertir e ficar ainda mais informado com o bota-fora das notícias aqui e acolá, com ou sem o dendê da Bahia. Divirta-se com as curtinhas!”

* As fotos publicadas aqui seguem a ordem respectiva das noticias.
|Redação PBB|publicacao@bembahia.com|

____________________________________________________________________________________________________________

|Aka Salvador…

O baiano Chico Mazzoni expõe suas obras na Capela do MAM. São vários quadros de seus belos trabalhos. Sobre expor no MAM-BA, Chico Mazzoni afirma que: “este é um museu referência para as artes visuais da Bahia. A qualidade teatral e dramática do espaço da Capela, com seus vários compartimentos, possibilitam a montagem de uma exposição que se revela aos poucos, proporcionando sempre novas surpresas, tal como nos surpreendem as paisagens”, conclui. Arte de “Tramas Sinceras”.

“Sacrário”, é a expressão de uma das suas grandes obras do artista imprimindo grande influência das pintura.

… Com uma expressão plástica que transita entre a figuração e a abstração, ele buscou expressar uma linguagem contemporânea na coleção, que levou dois anos para ficar pronta. Durante o processo, foi utilizada pintura acrílica e acrílica em baixo relevo sobre telas em formatos 80 X 80 cm, 90 X 90 cm, 100 X 100 cm. Uma das obras em destaque é “Montanhas”.

De acordo com o artista, as primeiras culturas que o atraíram logo na infância foram a egípcia e a japonesa, entretanto, em ‘Retratos do Mundo Flutuante’ é a cultura japonesa que se destaca em suas influências. “Pela sua estranheza, o imaginário japonês esteve presente em mim, influenciando, ora de maneira sutil, ora escancaradamente, o meu processo criativo”, explica. Grande obra: “Cinema”.

Nesta mostra inédita ele buscou inspiração no Ukiyo-e, “não de maneira óbvia, mas procurando as sutilezas da forma, da cor e da maneira inovadora de conceber e tratar a paisagem, para apresentar as minhas paisagens imaginárias, difusas e abstratas”, declara. O termo literalmente traduz-se como “imagens do mundo flutuante transitório”, derivado originalmente da ideia budista do caráter fútil e ilusório da existência mundana. “Estrada do Coco”, é um dos pontos expostos.

Também é conhecido como uma estampa japonesa desenvolvida ao longo do período Edo, executada com blocos de madeira usados para impressão entre os séculos XVIII e XIX. Um dos expoentes do Ukiyo-e foi o citado Hokusai, auto proclamado pintor louco, que retira do estilo o sentimentalismo, fazendo uma pintura formalista adequada às suas ilustrações para trabalhos literários. É responsável pela popularização da paisagem enquanto vertente [famosas Vistas do Monte Fuji e A Grande Onda de Kanagawa]. Em exposição “Gabinete de Doutor Caligaris”.

Compartilhamento

Relacionados

Últimas Publicadas

|Novas obras

Veja os fatos, ações e figuras das diversas esferas se