Siga nas redes sociais: @portalbembahia | By Redação PBB.

|Poucas e Boas

“É para você se divertir e ficar ainda mais informado com o bota-fora das notícias aqui e acolá, com ou sem o dendê da Bahia. Divirta-se com as curtinhas!”

* As fotos publicadas aqui seguem a ordem de diversos arquivos [By Lucas Caldas e Ivana Magalhães].
|Redação PBB|publicacao@bembahia.com|

___________________________________________________________________________________________________________

 |Aka Salvador…

No próximo dia 26 de abril, irá acontecer o lançamento das exibições dos vídeos e áudios do Grafias Eletrônicas. O projeto é desenvolvido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia [Funceb], órgão vinculado a Secretaria Estadual de Cultura [Secult], em parceria com o Instituto de Rádio e Difusão Educativa da Bahia [IRDEB], órgão vinculado a Secretaria Estadual de Educação [Sec]. Literatura baiana na TV, no rádio e nas Parabólicas Sonoras.

O evento irá acontecer no Foyer do Teatro Castro Alves [TCA], das 19h às 21h e a novidade é que o Grafias Eletrônicas vai habitar as Parabólicas Sonoras [instalações de áudio, no Foyer do TCA]. Vale ressaltar ainda que, no dia do lançamento, será realizado um Sarau e Leitura ao vivo, dos textos dos autores[as] presentes.

A exibição dos vídeos e áudios do Grafias Eletrônicas será iniciada no final de abril e seguirá até Julho, nos intervalos publicitários da TV Educativa da Bahia, portal do IRDEB, Rádio Educadora, página virtual da Funceb, TV Dimas, Sala Walter da Silveira, Biblioteca Pública dos Barris e Biblioteca Juracy Magalhães Jr., do Rio Vermelho. Serão três meses de difusão dos artistas da palavra e da literatura baiana, criando diálogo com espaços contemporâneos, atingindo um público grande e diverso, incluindo pessoas não alfabetizadas.

A proposta de lançamento no Foyer do TCA é, justamente, realizar também esta nova experiência de viver as Parabólicas Sonoras com todos os áudios dos autores envolvidos no projeto. Ao longo do Foyer do Teatro, dez “parabólicas” estão instaladas. Em cada uma, dois artistas da palavra da Bahia estarão presentes com suas diferentes poesia, prosa, entonações. Uma experiência sensorial, aproximando o público da “voz”, das pausas e do ritmo destes[as] autores[as].

Cada vez mais, a intenção do Teatro Castro Alves é absorver a relação entre todas as linguagens.  O Foyer do Teatro, que já foi palco de grandes momentos da arte brasileira, agora recebe também vozes da literatura baiana contemporânea.

De acordo com Cléber Eduão, artista do interior baiano da cidade de Ibotirama, na região oeste do estado e um dos selecionados no Edital, que vai participar do evento. Este programa é relevante, pois abre espaços a artistas de fora da capital; “esta iniciativa é importante, pois também possibilita a inclusão de profissionais do interior que algumas vezes não são vistos, com isso  abre várias oportunidades para outros artistas de outras regiões, e além disso, contribui para uma nova apresentação, uma nova roupagem da poesia, além da expansão  audiovisual da literatura na Bahia facilitando o acesso do público às artes”, explica.

Compartilhamento

Relacionados

Últimas Publicadas

|É o cara

Clique aqui e fique por dentro dos fatos e boatos

|O despertar

Tudo sobre a informação por trás da informação desvendando os