Siga nas redes sociais: @portalbembahia | By Redação PBB.

|Poucas e Boas

“É para você se divertir e ficar ainda mais informado com o bota-fora das notícias aqui e acolá, com ou sem o dendê da Bahia. Divirta-se com as curtinhas!”

|Foto abaixo by Lígia Rizeiro|JAM no MAM|
|Redação PBB|publicacao@bembahia.com|

_____________________________________________________________________________________________________________________________

|Aka Salvador…

Billie Holiday será a grande homenageada na JAM no MAM com as Mina desse sábado [dia 04]. Quatro cantoras estudantes do curso de Música Popular da UFBA, alunas da professora e cantora Ana Paula Albuquerque, serão acompanhadas por uma banda formada também por mulheres musicistas, para fazer um tributo ao canto de uma das maiores lendas do jazz mundial. A homenagem especial terá início logo na abertura da JAM no MAM, às 18h, antes da banda Geleia Solar assumir seu posto de anfitriã e provocadora dos encontros musicais que surgem na jam session ao longo da noite.

O tributo a Billie Holiday integra a temporada da JAM no MAM com as Mina, que até o final de novembro contará com uma programação onde instrumentistas mulheres ganham destaque da programação, como maneira de incentivar e valorizar a participação feminina nos palcos da cena musical baiana. O patrocínio de toda a temporada da JAM no MAM com as Mina é da Secretaria de Turismo e do Governo do Estado da Bahia, e apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado [SPM-BA]. Conta também com o apoio institucional do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Mesmo sendo um projeto de valorização da música instrumental, a JAM no MAM sempre abriu espaço para que temas musicais cantados, e seus intérpretes, dividissem o palco com os instrumentistas. Dessa vez as cantoras Ana Paula Albuquerque, Denise Ramalho, Ione Papas, Luiza Britto e Iara Canuto, que em setembro passado participaram da JAM no MAM numa homenagem a Ella Fitzgerald, serão acompanhadas por Aline Falcão [teclado], Jana Vasconcellos [guitarra semi-acústica], Pali [trombone], Riane Mascarenhas [baixo] e Mimi [bateria]. No repertório, canções como Speak Low, I’ll never be the same, They can’t take that away from me, You don’t know what love is, Strange fruit e All of me, todas imortalizadas na voz de Billie Holiday, ganham versões únicas – como sempre acontece na JAM no MAM.

O repertório foi escolhido a partir do trabalho desenvolvido no semestre passado no curso de Música Popular da UFBA, quando a Profa. Ana Paula Albuquerque coordenou uma pesquisa sobre o jazz vocal com foco na trajetória das cantoras norte-americanas Billie Holiday e Ella Fitzgerald, representantes de duas linhas de canto – a canção e o scat, respectivamente. No caso dessa homenagem a Billie Holiday, o público vai conferir o trabalho de improvisação melódica, onde cada canção é remodelada a partir dos estímulos e trocas entre as cantoras e os instrumentistas que as acompanham.

 

 

Compartilhamento

Relacionados

Últimas Publicadas