|Roda de diálogos

* O Balé Teatro Castro Alves [BTCA] convida o público em geral para conferir uma nova iniciativa no âmbito da valorização e dinamização das atividades da companhia, intitulada “Roda de Diálogos”, idealizada e coordenada pelo bailarino Agnaldo Fonseca, integrante de Núcleo de Pesquisa do BTCA. A estreia acontece no próximo dia 31 de março, sexta-feira, às 17h, na Sala de Ensaios no Piso C – Ala A do TCA [Campo Grande]. A entrada é gratuita. Cada encontro terá a participação de dois palestrantes/bailarinos do BTCA, e demais integrantes do elenco. Nessa primeira edição, Agnaldo Fonseca fará a abertura, focalizando o tema A Dança no Espaço da Educação Escolar Formal do Ensino Fundamental. Em seguida, a bailarina Maria Ângela Tochilovsky abordará a questão A Partir da Experiência de Vida, Como Poderemos Melhor Conviver um Com o Outro?

******

* Saberes e habilidades – “A ideia da ‘Roda de Diálogos’ surgiu de minhas inquietações enquanto bailarino da companhia e também, atualmente, por me encontrar num processo de pesquisa e produção textual acadêmica que abrange as temáticas Cultura, Arte, Educação e Dança, e que perpassa justamente em considerar a experiência do sujeito como construtor de saberes e conhecimentos”, explica Agnaldo. Ele destaca que a iniciativa tem como motivação as diversas habilidades e competências artísticas e não artísticas dos bailarinos do BTCA, trazendo a público suas ideias, vivências e atribuições, inclusive em outros campos que não a dança. O próprio Agnaldo, por exemplo, é bailarino profissional desde 1990, professor de Danças Afro-Brasileiras, Licenciado em Pedagogia [UNEB] e pós-graduando em Arte-Educação pela Escola de Belas Artes da UFBA.

******

* Nesta primeira fase da Roda de Diálogos estão programados mais quatro encontros mensais, sempre com dois palestrantes/bailarinos por edição. Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o BTCA tem atualmente o dançarino, coreógrafo, produtor e professor Antrifo Sanches como diretor artístico. É mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia [Secult-BA] através da Fundação Cultural do Estado da Bahia [Funceb] e Teatro Castro Alves, do qual é um dos corpos artísticos, juntamente com a OSBA. [Foto by Maurício Serra].

|Redação PBB|publicacao@bembahia.com|

Compartilhamento

Relacionados

Últimas Publicadas

|Novas obras

Veja os fatos, ações e figuras das diversas esferas se