Como o tema já deixa claro, o evento deste ano unirá a gastronomia de três continentes dando aos chefs a liberdade de escolher ingredientes ou receitas das cozinhas baiana, africana e portuguesa – ou, até mesmo, podendo fazer uma fusão das três. Os chefs que comandam as cozinhas de alguns dos melhores restaurantes de Salvador – de Stella Maris à Ilha dos Frades, passando pela Pituba, Rio Vermelho, Barra e outros bairros da cidade –, estarão com a mão na massa durante 10 dias usando técnica e criatividade para criar os pratos que serão servidos no festival. A largada será dada com o jantar produzido a quatro mãos no restaurante Carvão através do chefs Ricardo Silva e pelo paulista Eudes Assis, que servirão o ‘Menu do Mar’. [Restaurante Genaro de Carvalho qui na foto de capa acima].
#Passeio Público
O cardápio de atividades paralelas que acontecem no Passeio Público [Em destaque na foto acima by Marcus Claussen] nos dias 17 e 18 deste mês é ideal para toda a família compartilhar um fim de semana de muita diversão, com direito à música instrumental, moda, artesanato e design, Cozinha Show, oficinas infantis e muito mais. A proposta do Tempero Bahia é de ocupar com cultura os espaços públicos, oferecendo entretenimento gratuito para um público diversificado. A partir das 11h, os portões do Passeio Público serão abertos seguindo até as 21h. O acesso é gratuito, porém limitado à capacidade do local. Show!!!
#Música Instrumental
Uma tradição do Festival de Cultura e Gastronomia – Tempero Bahia é ter um lugar de honra para apresentações de artistas e grupos de música instrumental. Nesta terceira edição do evento, jazz, blues, funk, soul, chorinho, música latina e música instrumental brasileira darão o tom nos dias 17 e 18 deste mês no Passeio Público, com apresentações entre 17h30 e 20h. No sábado [17], às 17h30, quem abre a programação é o grupo de música latina Sonora Amaralina [Em destaque na foto acima], apresentando o show ‘El Ritual de La Cumbia’. Às 19h, o músico Keko Pires e Quarteto Zona Azul sobem ao palco para oferecer ao público doses de jazz, blues, soul e funk. No domingo [18], às 17h30, será a vez do pianista pernambucano Zé Manoel acompanhado por Filipe Massumi no violoncelo. A programação musical do Tempero Bahia será encerrada com o grupo Choroscomfusão – uma mistura das culturas afro, luso e indígena -, a partir do chorinho. Imperdível!!!
#Cozinha Show
Com aulas das 11h às 16h30, a Cozinha Show levará chefs experientes para o Passeio Público nos dias 17 e 18. Nesta terceira edição do evento, oito profissionais da área gastronômica locais e de outros estados estarão compartilhando com o público receitas e experiências – revelando segredos de suas técnicas, teorias e práticas culinárias. As aulas são gratuitas, com degustação, mas as vagas são limitadas. São eles, Isaías Néries, Ana Roldão, Emanuel Moreira, Vanessa Bellini, Elibia Portela [Em destaque na foto acima], Rosângela Cunha, Julie Allegro, Jorge Washington e Murilo Brocchini. Pra garantir a participação, as inscrições já podem ser feitas antecipadamente através desse contato de e-mail aqui. Porém, algumas aulas já estão esgotadas. Corre!!!
#Mercado do Passeio
Com uma diversificada feira de arte, moda, artesanato e design, o Mercado do Passeio conta com a curadoria da estilista e empreendedora Mônica Anjos. Este ano, além da curadora, fazem parte do mix: Patrícia Moura, do Recife, com sua linha de biojoias; Andreia Brasis [Obra em destaque na foto acima], do Rio de Janeiro, com bolsas de inspiração no sagrado feminino; Com Arte, brinquedos artesanais; Inartes colares e acessórios; esculturas de orixás em ferro Awô Omi; Menino Rei, moda masculina; Fátima Moraes, arte na mesa e bazar; projetos em papel da Cheia de Invenção; moda e acessórios jeans da Trecos de Pano; Cleves Peixoto, com sua art décor; a linha de geleias, molhos e azeites artesanais de Dona Domitilla; Boeck, com facas artesanais do Rio Grande do Sul; Flores Sempre Vivas da região da Chapada Diamantina; esculturas e pinturas de alunos formados pela Fundação Cidade Mãe; chef Murilo Brocchini e seus antepastos e chips; Pé de Mato com temperos desidratados; Yumpi Lumpi moda infantil; arte em couro, papel e metal de Karla Issa; Blackpim camisetaria; e Neghra Jhô com turbantes. O Mercado funcionará das 11h, às 20h. Divino!!!
#Espaço Portugal
As Natas de Maria – Comercializará pasteis de nata feitos artesanalmente pelo português António Ribeiro. Espaço Portugal – A importadora Espaço Portugal, do sommelier português Rui Simões, disponibiliza vinhos, azeites e azeitonas, entre outros; Fumeiro do Portuga – O chef português Vitor Bastos estará comercializando uma linha premium de embutidos artesanais de produção própria; InvestMundi Portugal – A empresa é a responsável pela organização do Espaço Portugal, onde vai divulgar o Réveillon 2019/ 2020 em Lisboa; Paulo Paradela – O cantor lusitano Paulo Paradela fará pocket show com repertório de fados. [Restaurante Vinni Figueira em destaque na foto acima].
#Comidinhas
Um dos espaços mais gostosos do Passeio Público terá a presença de grandes chefs que oferecerão o melhor da gastronomia brasileira para o público. Estarão por lá: Tereza Paim, do Restaurante Casa de Tereza; Paraíso Tropical; Boteco do Piri; Andréa Nascimento do Restaurante Solar; Murilo Brocchini do Milo; e Léo Cintra com os hamburgers artesanais. [Restaurante Cuco Bistrô em destaque na foto acima].
#Espaço Infantil
Nessa área, as crianças terão atividades lúdicas cheias de criatividade e diversão, comandadas pelo Coletivo Rozê – grupo de mulheres empreendedoras que promovem ações conectadas às realidades maternas, femininas e sócio criativas. Dentre as atividades gratuitas estão jogos coletivos gigantes da Com Arte, contação de história com a Amora Humanizada e atividade da Amora Bonecas, no sábado [17]. Já no domingo [18], haverá a vivência brincante gratuita com a Infância Currupião e a oficina de bonecas Abayomi – conduzida pelo autor e facilitador Adilson Passos com valor de R$10 por criança. Vale a pena!!!
Você precisa fazer login para comentar.