Mais conhecida por ser a terra natal de D. Canô [mãe de Caetano Veloso e Maria Bethania], dentre outros personagens importantes como Nicinha do Samba, o global Val Pereé, Edith do Prato, o compositor Roberto Mendes, o cantor Wendel Raniere, o engenheiro e escritor Teodoro Fernandes Sampaio, Besouro [o maior símbolo da capoeira] e tantos mais. Então vamos saber mais desse município localizado na mesorregião metropolitana de Salvador, na Bahia [a mais ou menos 80 km da capital].
Essa cidadezinha de clima tropical e de solo vasto para plantação de cana-de-açúcar, já foi um distrito, também vila até torna-se o que é hoje. Cheia de atrações naturais como cachoeiras, grutas, rio, praias na Baía de todos os Santos, a cidade de Santo Amaro é forte no setor comercial. sabe quando você pensa numa cidade animada, cheia de festejos populares?! Pois é… logo a gente lembra desse lugar encantado repleto de muitas outros points culturais como museu, teatro e uma culinária diversificada.
Sabe por que essa cidade bela é conhecida como Santo Amaro da Purificação? Adivinha… Se você acha que é por conta da Igreja da Purificação, acertou! Vai o detalhe: o município realmente se chama oficialmente Santo Amaro. Purificação veio justamente por ser o nome da igreja principal da cidade [linda homenagem]. Apesar das inúmeras igrejas que predominam na região, o sincretismo religioso é forte mas sem distinção em seus diversos segmentos como candomblé, espiritismo e evangélico. Cada qual com sua crença e respeito pelo demais.
E assim pode ser ilustrado um pouco desse lugar impossível de se numerar tantas qualidades. Só chegando para sentir e ver de perto o que santo Amaro tem. É fantástico!
|Redação PBB|variedades@bembahia.com|
Você precisa fazer login para comentar.