|Terapia Ortomolecular

“Em um artigo bem detalhado e republicado com a devida importância, aqui em coluna do PBB|Portal Bem Bahia especializada em cuidados com a beleza, explicamos tudo sobre o assunto do momento através do aperfeiçoamento do Dr. Cláudio Bacelar. Leia e entenda o que diz esse expert:”

“A palavra Ortomolecular, a primeira vista, pode até parecer algo de outro mundo, mas não é. Aqueles que já tiveram contato e conheceu de perto, descobriram que se trata de uma abordagem concreta e científica que – atualmente – vem alcançando resultados positivos no combate a várias doenças.

Essa nova abordagem trata da orientação terapêutica que tem por objetivo restaurar, no plano molecular, as concentrações normais de substâncias como vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes, hormônios e etc, normalmente presentes no organismo.

Muito embora a descoberta dos radicais livres date do início do século e a química dos radicais livres estivesse bem definida já na década de 40, foi somente em 1956 que se formulou a primeira teoria relacionando radicais livres com doenças humanas – tanto agudas quanto crônicas.

Essa visão mais holística do corpo humano atua na prevenção primária e secundária das patologias, através da nutrição balanceada que fornecerá metabólitos necessários para reprodução, revigoramento e regeneração das células. As vitaminas e os sais minerais agem em diferentes ciclos metabólicos orgânicos para a produção de ATP indispensável para a manutenção tecidual e de energia, pois 10% do nosso peso são de mitocôndria. Nos desequilíbrios orgânicos que levam ao quadro de “doença” são empregados nutrientes que vêm restabelecer a homeostase do organismo, pois vão atuar favorecendo o reequilíbrio orgânico e também na prevenção de doenças, sendo uma “perfeita” nutrição com dieta adequada e administração concomitante de vitaminas e minerais para restabelecer o equilíbrio químico. Não resta dúvida de que isto levaria a uma redução na incidência de doenças cardiovasculares, doenças mentais, metabólicas [obesidade, diabetes] e até mesmo no retardo do envelhecimento.

O termo Ortomolecular foi introduzido por Linus Pauling [1901-1994], prêmio Nobel por duas vezes. É  recente no Brasil, mas cada vez mais conhecida. Não se trata de uma especialidade nova, mas de um modo de gerenciar a saúde física e mental, prevenindo para não remediar, propondo detectar e corrigir os desequilíbrios das funções celulares a nível bioquímico-molecular, antes que se estabeleçam as doenças. E, na vigência destas, somar suas propostas aos tratamentos convencionais de forma que sejam mais eficazes – por períodos menores e com menos efeitos colaterais.” Veja aqui mais dados sobre esse artigo by Dr. Claudio Bacelar.

|Redação PBB|variedades@bembahia.com|

 

Compartilhamento

Relacionados

Últimas Publicadas